Cidade Funchal

 

FUNCHAL – “MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DO TURISMO NAS CIDADES PORTUGUESAS EM 2030”, CONFERÊNCIA 18 MARÇO 2016

CIDADE FUNCHAL – CIDADE ANFITRIÃ

A cidade do Funchal, capital da Região Autónoma da Madeira, é a cidade portuguesa mais populosa fora do território continental português. Situada no sul da ilha da Madeira, estende-se por uma encosta de grandes dimensões, disposta em forma de anfiteatro.

O Funchal recebeu o seu nome duma erva que se chama “funcho” da qual havia muita quando a ilha foi descoberta. Hoje em dia, utiliza-se ainda para fazer os rebuçados de funcho que encontramos à venda por toda a ilha. O Funchal é uma cidade moderna e é historicamente o principal porto da ilha, se bem que nos dias de hoje serve principalmente navios de cruzeiro.

Município do Funchal ocupa uma área de 76,15 Km2, distribuída por dez freguesias, onde residem  111.892 habitantes (cerca de 41,8% da população da Região Autónoma da Madeira), sendo, portanto, o mais densamente povoado da Região, com cerca de 1469 hab/Km2. Esta elevada densidade populacional sofre um agravamento, se tivermos em conta que a ocupação do território não acontece de forma homogénea, ou seja, a fixação da população é feita, de um modo geral, abaixo da cota dos 700 metros.

A principal atividade é o turismo, com aposta clara no turismo de qualidade.

LOCAL: Teatro Municipal Baltazar Dias, FUNCHAL

 

teatro_municipal_300px

 

 

 

 

Morada: Av. Arriaga, 9000-060 Funchal