Cidade Covilhã

topo_covilha

 

COVILHÃ – “CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INOVAÇÃO: INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE”, Conferência 18 Fevereiro 2016

Cidade Covilhã – Cidade Anfitriã

Reclinada na encosta da Serra da Estrela, voltada a Nascente, a COVILHÃ oferece a quem a visita uma bela paisagem enquadrada num majestoso anfiteatro de montanhas.

Desde a Idade Média a Covilhã tornou-se um dos mais importantes centros de produção de lanifícios, uma vez que a sua proximidade com a Serra da Estrela, onde os rebanhos abundavam, e os fartos recursos hídricos da vila, criaram as condições ideais para que a manufactura dos lanifícios se tornasse uma indústria florescente.

Nas últimas décadas, a Covilhã tem conhecido um processo de renovação social e cultural. A instituição da Universidade da Beira Interior em 1986 permitiu uma franca recuperação do concelho depois da crise da indústria têxtil nos anos anteriores, e os pólos universitários foram instalar-se precisamente nas fábricas de lanifícios abandonadas, dando nova vida a um património em ruínas e recuperando a história da cidade.

As obras tiveram um impacto profundo na paisagem urbana, tornando a Covilhã numa cidade moderna, de que é ex-libris a Ponte da Carpinteira, da autoria do Arquitecto João Carrilho da Graça.
Actualmente, a Covilhã oferece a quem vai à Serra da Estrela uma interessante e diversificada vida cultural. Festivais, feiras, intervenções tornam a cidade um dos mais apelativos centros turísticos da Beira Interior.

 

Local: Auditório Municipal, Covilhã (Rua do Castelo)

A Conferência decorrerá no Auditório Municipal, Rua do Castelo, no centro histórico da Covilhã. 

Aconselhamos deixar o carro nas imediações, sendo o Parque do largo da CM Covilhã uma possibilidade, ou noutro local próximo.

Morada: Rua do Castelo, 6200-375 Covilhã

covilha_sala_conferencia2